Domingo, 01 de Julho de 2012

A festa da Família

Tábua viveu dois dias muito importantes para os crentes católicos, com a realização da terceira festa da família, juntando as quinze freguesias, cujos párocos são, Manuel Paiva e João Dias.

Fazia parte da terceira festa da família umas jornadas, cujo tema era “ A família do século XXI, Escola de amor e de afectos” – “Modelos de família vs Modelos de Educação. Estas jornadas realizaram-se no sábado dia 30 de Junho das 14 às 18 horas na Biblioteca João Brandão. Foram um enorme êxito, dado a excelência dos oradores.

A Dr.ª Margarida Cordo, psicóloga, terapeuta familiar e Psico-terapeuta, veio falar do tema “Educar para o futuro – um desafio, uma arte”. Dá gosto ouvir falar pessoas com tanto conhecimento e sabedoria, a maneira como desenvolveu o tema, apresentando várias ideias e sugestões, cativou todos os presentes.

O outro orador não menos exuberante, foi o Dr. Vasco Prazeres, médico, consultor de medicina familiar, sexólogo, conselheiro para a igualdade e cidadania, desenvolveu o tema “Adolescentes, pais e tudo o mais”. Mais uma grande lição para todos, porque com a sua maneira alegre de explanar as ideias que o tema lhe exigia, conseguiu manter as pessoas presentes com grande atenção do princípio ao fim.

O ultimo palestrante foi o, Padre Dr. Adelino Guarda, director do centro de formação e cultura na Diocese de Leiria. O tema que apresentou foi “ Que contributo, novidade e esperança poderá a igreja oferecer face à actual crise da família e da educação”. As ideias foram muito bem explanadas, pena foi que não tivesse mais tempo para se poder fazer um debate.

Não posso esquecer o moderador, porque o seu dom de palavra e sabedoria era enorme que enchia qualquer sala por maior que ela seja, o Dr. Mésicles Berenguil, Psicólogo Clínico e Sonoplasta na TSF. Não é por acaso que está ligado a um grande de órgão de comunicação social

Nada foi esquecido; a animação esteve a cargo do Dr. Adão Soares, licenciado em teatro e professor do ensino secundário, actor e encenador. Ficamos maravilhados com a poesia escolhida para o efeito, animou os mais novos, mas também os mais velhos. Nestas jornadas actuou também a escola de música de Tábua, presenteando-nos com três temas em flauta de Bisel.

No domingo dia 1 de Julho continuou a festa das famílias com a realização do acto mais importante que foi a Eucaristia, presidida pelo bispo de Coimbra D. Vergílio Antunes. Grande acto de Fé, que se viveu no pavilhão multiusos Ao serem crismados mais de 90 pessoas, demonstrou, a vitalidade da igreja católica nas terras de Tábua. As palavras do bispo D. Vergílio encheram o coração de todos os presentes, Deus nunca esteve tão perto de nós como agora, é nas horas difíceis que a família deve estar mais unida do que nunca e o nosso criador não pode ser esquecido, só com Fé é que podemos ultrapassar os maus dias que estamos a viver.

O pavilhão multiuso estava completamente cheio, muito bem decorado, cada freguesia tinham uma capelinha, com o seu patrono e outros artigos religiosos. Sem trabalho nada vem e esta festa deu muito trabalho, mas o povo tabuense demonstrou que quando se faz por amor a Deus nunca é muito.

O coral polifónico Municipal de Tábua também esteve presente, cantando pela primeira vez numa missa e logo nesta tão importante, dedicada à família.

Os cristãos do concelho de Tábua estão de parabéns pela demonstração de Fé que deram a todos os presentes, bem com à autoridade máxima da igreja católica do distrito de Coimbra.

Os cristãos nunca podem esquecer as virtudes teologais, Fé, Esperança e Caridade, mas ainda Há outros motivos mais importantes que os cristão não podem esquecer que são os “Mandamentos da Lei de Deus”. Para que já não se lembra eu passo a recordar-lhe:

1º Amar a Deus sobre todas as coisas 2º Não evocar o Santo Nome de Deus em vão

3º Guardar domingos e festas de guarda 4º Honrar pai e mãe 5º Não Matar

6º Não pecar contra a castidade 7º Não roubar 8º Não levantar falso testemunho

9º Não desejar a mulher do próximo 10º Não cobiçar as coisas alheias

Se todos os cristãos cumprissem estes mandamentos, Deus ficava tão contente!

Durante a tarde de domingo seguiu-se, o almoço partilhado e a tarde cultural e juvenil.

publicado por barroseira às 17:46